Palmeiras

Dicas : RR Paisagismo




Como cuidar de uma palmeira-ráfia
Não são todas as plantas que se adaptam a ambientes fechados, para falar a verdade são poucas espécies. Mas isso não quer dizer que não podemos mesclar a decoração da nossa casa ou do nosso escritório com o verde das plantas. Algumas plantas, como a Palmeira-ráfia, consegue se desenvolver muito bem em interiores.
De origem chinesa, a palmeira-ráfia assim como a Zamioculca (que já falamos aqui no blog), é muito utilizada na decoração de ambientes internos. Conhecida também por outros nomes como Ráfis, Rápis, Palmeira-rápis, Palmeira-dama ou Jupati, é uma espécie relativamente resistente, que exige alguns poucos cuidados para manter-se saudável e bonita. Confira quais são eles:
- O excesso de regas e adubo pode matar uma espécie. Por isso preste atenção nesses dois detalhes. Ela suporta muito tempo sem rega, e se ela estiver num ambiente interno, protegida do sol e da chuva, a rega pode ser feita a cada 15 dias. E no inverno a recomendação é de apenas uma vez por mês. Se a palmeira receber luz solar durante meio período, é melhor regá-la a cada dois dias. Agora se ela estiver no jardim exposta ao sol constante, o mais indicado é realizar pequenas regas diariamente.
- Essa é uma espécie que não precisa da reposição frequente de nutrientes. Se plantada em solo adequado, o intervalo para adubar deve ser de, no mínimo, um ano.
- As folhas devem ser sempre brilhantes, verdes e lisas. Caso você note manchas marrons (como se estivessem queimadas) ou alguma outra coisa estranha, é melhor verificar se você não está exagerando na rega, ou até mesmo na exposição em excesso de sol ou vento.
Lembrando que quando adulta essa espécie pode atingir até um pouco mais de 2 metros de altura. Pense nisso antes de escolher onde ela ficará dentro da sua casa, certo? E mais: locais que não permitem entrada de luz podem causar escurecimento das pontas das plantas.
Agora é só providenciar a sua plantinha e escolher o local mais adequado para ela. Que tal?





Fênix saiba como cuidar

O gênero de plantas popularmente conhecidas como palmeiras fênix é chamado Phoenix, nele se encontram algumas espécies como a Phoenix roebelenii (tamareira de jardim ou tamareira anã) e a Phoenix canariensis (palmeira tamareira ou palmeira das canárias).

As menores espécies desse gênero, como a tamareira anão, não atingem estaturas muito elevadas, limitando-se a apenas uns dois ou três metros de estatura. Já por outro lado, este gênero possui algumas plantas bem grandes, como a tamareira das canárias que pode ultrapassar vinte metros de estatura.
Todas estas espécies de palmeiras apresentam copa densa (para o padrão de uma palmeira), com uma quantidade bem grande de ramos foliares, dando uma aparência imponente para a planta, principalmente nos exemplares maiores.

Como Cultivar

Inicialmente devemos escolher onde plantá-la, jardins ensolarados em casa já provêm espaço suficiente para os menores exemplares desse gênero, já quanto aos maiores, aconselha-se espaços amplos em casas de campo. A tamareira anã é capaz de sobreviver até mesmo em interiores espaçosos, como os de shopping centers, desde que em vasos bem grandes.

Após isto, devemos preparar uma cova ligeiramente maior que o torrão da planta e preenchida com solo de boa fertilidade e drenabilidade, para obtermos isto, misture à terra um pouco de adubo orgânico e areia grossa.

Após o plantio, irrigue periodicamente, principalmente em tempos mais quentes ou secos. Reforce a fertilidade do solo semestralmente para manter a planta bem nutrida. Obviamente sem nunca exagerar, nem na água nem no fertilizante.






Palmeira Areca


A areca, também conhecida como “bambu areca” ou “palmeira areca” é a mais comum espécie de palmeira utilizada em jardins. Isso se deve ao fato de ser uma planta de rápido crescimento e fácil de se modelar, pode desde formar pequenos grupinhos de palmeiras de pequeno porte até alta palmeiras de dez metros de altura.

Ela possui grandes folhas e suporta ser cultivada em ambientes variados, desde vasos internos até em jardins externos com muito sol, motivo esse que faz da areca uma ótima opção para decoração estilo tropical.
Como Cuidar

O cultivo desta planta necessita de pelo menos um pouco de luz, porém ela sobrevive bem em lugares com apenas iluminação indireta, como halls de shopping centers. Ela pode ser cultivada sem absolutamente nenhuma proteção contra o sol, porém o custo disto é que provavelmente sofrerá o amarelecimento de suas folhas.
Cultive-a em solo bem adubado e que proveja uma boa vazão de água para não ficar encharcado e procriar fungos, solos com areia, pedras ou cascas misturados são bem úteis nessa função. A areca necessita de irrigação constante por causa do seu alto metabolismo, mais um motivo da importância da drenagem do solo, para que possa ser possível mantê-la bem irrigada, mas sem encharcamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário